Clippings

Jornal Extra - Camila Muniz (03/04/2020)

Páscoa mais barata: compras de última hora vão beneficiar o consumidor neste ano

A Páscoa deste ano promete ser diferente, com comemorações mais singelas por causa da pandemia do novo coronavírus

A Páscoa deste ano promete ser diferente, com comemorações mais singelas por causa da pandemia do novo coronavírus. Já que o momento é de evitar excessos devido às incertezas econômicas, a compra dos itens que tradicionalmente compõem a mesa da data vai requerer atenção redobrada dos consumidores. Embora a tendência seja encontrar produtos mais caros nas gôndolas, quem pesquisar bastante os preços e deixar a aquisição para a última hora vai ter mais chances de economizar.

De acordo com o economista Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec, a variação cambial do dólar deve elevar em cerca de 30% o valor de artigos importados típicos da Páscoa, como bacalhau, nos supermercados. Desde o início de março, o preço dos alimentos já vem subindo, como demonstram dados divulgados na última quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Com as famílias em quarentena, situação que vai se estender até o feriado no estado do Rio, houve aumento da demanda por itens básicos. O resultado foi a alta de arroz, feijão (preto e carioca), ovos, batata-inglesa e carnes bovinas, por exemplo. Já o frango inteiro ficou mais barato.

— Esta vai ser a Páscoa do isolamento social. Por conta dessa situação de pandemia, tudo sugere que os produtos tradicionais da festa estão encalhando. Como existe uma restrição de locomoção, provavelmente os mercados ainda estão vendendo pouco e farão remarcações para desovar os estoques. Então, quem deixar para comprar em cima deve se beneficiar das promoções — analisa Gilberto Braga.

O especialista recomenda que as compras para a comemoração pascal sejam feitas junto com a reposição de artigos para o dia a dia, de forma que não seja necessária uma ida específica ao supermercado. Consumidores que pedirem delivery ao estabelecimento e realizarem aquisições pela internet devem verificar os prazos de entrega, além das taxas de frete, para que o negócio valha a pena.

— Não precisa haver corrida. Basta ficar atento às ofertas, que certamente se conseguirá encontrar uma ou outra opção mais adequada — afirma.

Ter flexibilidade para fazer trocas no cardápio é importante para poupar o bolso. Segundo Braga, a melhor escolha para o consumidor que quiser economizar nesta Páscoa é investir em aves — até mesmo as do tipo especial estão com preços em conta — em vez de peixe ou carne bovina. Quem não abre mão do bacalhau pode adquirir as lascas do produto ou o peixe tipo bacalhau para baratear as compras.

— Em receitas como salada com grão de bico e gratinados com batata, essas variações têm a mesma presença que o bacalhau norueguês, de primeira linha — diz o economista.

Em relação aos vinhos, a dica do professor de Finanças é ficar de olho nos preços de nacionais e importados, já que as bebidas produzidas fora do Brasil podem custar até menos do que as fabricadas aqui. Promoções relâmpago nos supermercados podem garantir bons descontos no valor dos produtos.

Silvana Martins da Silva pesquisa preços e faz substituições no cardápio para deixar o almoço de Páscoa mais barato Foto: Arquivo pessoal

Desde o início desta semana, a professora Silvana Martins da Silva, de 44 anos, está procurando, pela internet, os preços de itens tradicionais da Páscoa. A ideia é fazer as compras de uma só vez, para as refeições da Sexta-feira Santa e do domingo. Ela celebrará o feriado em casa, com a família.

— As coisas estão um pouco caras. Por isso, eu pesquiso em vários supermercados para ver onde fica mais em conta. Geralmente, fazemos peixe na sexta e, no domingo, repetimos o peixe e preparamos uma ave. O churrasco é uma alternativa, mas vai depender do que estiver mais barato — diz a "caçadora de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.