Clippings

O Dia - Leticia Moura (07/02/2020)

Queda da Selic afeta poupança

Com redução dos juros, rendimento da caderneta deverá perder para inflação este ano

O poupador deve ficar atento porque com a queda da Selic, taxa básica de juros da economia, a poupança será afetada diretamente. Com o menor percentual da história, em 4,25% ao ano, o investidor corre risco de ver o dinheiro se desvalorizar se optar pela caderneta, segundo especialistas. De acordo com a regra da nova poupança, para contas abertas a partir de 2012, o rendimento equivale a 70% da Selic mais TR, atualmente zerada. Assim, a inflação deve bater a poupança ficando em 3,40% contra 2,98% este ano.

Economista da Fundação Dom Cabral e professor de finanças do Ibmec, Gilberto Braga orienta que o  poupador não gaste o valor da caderneta, mas opte por outras aplicações. “O baixo rendimento não significa que as pessoas devem gastar o que estão tirando da poupança. Elas deveriam buscar aplicações mais rentáveis, como o tesouro direto, que é uma aplicação via internet garantida por títulos do governo e segura como a poupança”, aconselha.

Ainda segundo o economista, o valor investido na poupança apenas será perdido, ao final do ano, pelo aumento no preço das mercadorias. “Na verdade, a pessoa perdeu esporadicamente, porque daqui a um ano ela comprará menos produtos com esse valor que aplicou agora”, explica.

A baixa rentabilidade faz com que os poupadores saquem o dinheiro investido na caderneta. Segundo dados do Banco Central, no mês passado, os saques líquidos bateram recorde e somaram R$ 12,356 bilhões. Foi o maior volume de saques, em um único mês, em toda a série histórica do BC, que começou em janeiro de 1995.


O que é a Selic?

A Selic influencia em todas as taxas de juros no Brasil, como em empréstimos, financiamentos e investimentos. Sendo definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se baseia em inúmeros indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa. Então a Selic pode tanto permanecer sem variações, quanto aumentar ou diminuir.