Clippings

O Dia - Martha Imenes (04/08/2019)

Afinal que tantos ‘is’ são esses?

Índices de preços impactam diretamente o orçamento doméstico e o consumidor nem se dá conta. Veja como economizar

Todos os meses institutos de pesquisa divulgam índices que impactam diretamente a vida do cidadão comum e muita gente nem sabe que tantos "is" são esses que vira e mexe damos de cara. Para dar traduzir esse economês, O DIA listou três índices que têm reflexo direto no orçamento familiar: O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

O IGP-M, por exemplo, reajusta contratos, principalmente o de aluguel e baliza os preços de energia e telefonia. Por isso quando esse índice sobe, é preciso dar uma "pisada no freio" e buscar formas de negociar contratos. Já o IPCA, é a inflação oficial do governo, esse indicador mensal reflete os preços de produtos e serviços do varejo, como concessionárias de serviços públicos e internet, por exemplo. E tem ainda o IPC, que é feito semanalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e tem como base as despesas de consumo. Entram na pesquisa: Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, Leitura e Recreação, Transportes, Despesas Diversas e Comunicação.

Para se ter uma ideia, o acumulado dos últimos 12 meses do IGP-M fechado em julho ficou em 6,39%. Já o (IPC-S) deixou a deflação registrada em junho, de 0,02%, e acelerou para alta de 0,31% em julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Frente a terceira quadrissemana, o avanço foi de 0,13 ponto porcentual, de 0,18%. O Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, mostra que a mediana para o IPCA este ano passou de alta de 3,78% para elevação de 3,80%. Há um mês, estava em 3,80%. A projeção para o índice em 2020 permaneceu em 3,90%. Ou seja, toda dica de economia é bem vinda!


COMO ECONOMIZAR NO SUPERMERCADO

Não vá ao supermercado com fome ou com pressa

Quando vamos às compras com fome, temos a tendência de gastar mais do que devemos. Acabamos pegando mais produtos por impulso e isso não ajuda em nada a economizar no supermercado. A pressa também é inimiga do bolso. Quando você tenta fazer as compras mais rápido acaba esquecendo o que precisa levar ou pega mais produtos do que deve. Então a dica é coma antes de ir ao supermercado e separe um tempo para as compras sem correria.


Tente não levar as crianças junto

Para muitas pessoas isso é difícil, porque não tem com quem deixá-las. Mas é importante saber que as crianças podem ser mais atraídas por produtos mais caros e até supérfluos. Se puder, tente não levar as crianças ao supermercado. Isso ajuda a economizar.


Antes de sair de casa faça uma lista do que precisa comprar

Essa dica é importante tanto para você comprar apenas o que necessita, como para diminuir o tempo no supermercado. Com uma lista, você pega todos os produtos de uma mesma sessão e não fica dando voltas dentro do supermercado.


Defina um limite do quanto pode gastar

Tão fundamental quando a lista é determinar um valor que você pode gastar na compra. Assim, você controla as compras mantendo apenas o que realmente precisa. Essa dica também pode ser usada em outras situações como uma festa, baladas, viagens.


Monte um cardápio da semana

Uma sugestão para facilitar a vida de quem precisa fazer a lista do supermercado é montar um cardápio da semana. Assim, você já tem em mente todos os ingredientes que vai precisar e quais ainda não tem em casa.


Aproveite dia de promoções

Muitos supermercados têm dias especiais de produtos de limpeza e higiene, ou dia em que o hortifruti está mais barato. De acordo com o seu cardápio e a sua lista de compras, você pode escolher o dia que compensa mais ou que é mais vantajoso.


Pesquise preços

Uma ferramenta que pode te ajudar nesse ponto é um guia de supermercado criado pela Proteste. Ele encontra o melhor supermercado para você conforme o preço dos produtos e a localização.


Evite compras mensais ou muito grandes

Outra dica para economizar no supermercado é evitar fazer compras muito grandes ou mensais. Quando você enche o carrinho, corre o risco de incluir produtos que não vai precisar. Além disso, a conta pode fugir do seu controle e, no fim, você acaba gastando mais do que deveria.


Compre no atacado

Também é possível economizar ao comprar no atacado. Mas lembre-se da dica anterior: não se empolgue e compre mais do que deve. Avalie o que realmente é possível comprar no atacado, como produtos não perecíveis ou materiais de limpeza e higiene.


Confira a validade dos produtos

Um complemento da dica anterior é sempre ficar de olho na validade dos produtos. Não adianta comprar muitas coisas no atacado, se você não for consumir antes do prazo de validade.


COMO ECONOMIZAR ENERGIA

A mudança da bandeira tarifária para vermelha, que acrescenta R$ 6 a cada 100 quilowatt consumido, a conta de energia elétrica deve ir à estratosfera. Para dar uma aliviada no bolso, O DIA pegou dicas que possibilitam economia de até 40% no gasto com energia elétrica. "É preciso revisar os hábitos para que a conta de energia não estoure o orçamento familiar", adverte o economista Gilberto Braga, professor do Ibmec e da Fundação D. Cabral.

E a melhor maneira de economizar, segundo a Light, é priorizar o controle dos aparelhos classificados como vilões do consumo. E os maiores deles são: chuveiro, ar-condicionado, geladeira, iluminação, ferro elétrico e computadores.

Diminuir o tempo de banho quente no período mais frio, para quem tem chuveiro elétrico, e trocar a iluminação para lâmpadas de led são duas das principais dicas que podem fazer com que a conta dê um alívio no bolso.

"A lâmpada de led, embora tenha o custo da troca, consome 1/3 da mesma energia que uma lâmpada comum", explica o professor.

Usando o chuveiro elétrico de maneira consciente, o consumidor diminui os gastos de energia em 20%, informou a Light. A orientação é manter a chave seletora do aparelho na posição "verão". Além de reduzir o tempo do banho pela metade.

E para os calorentos, Gilberto Braga dá outra orientação: "Evite o uso do ar-condicionado no inverno já que o clima está mais ameno. Existe a opção do circulador de ar que é bem mais econômica".

A geladeira permanece ligada o dia todo e para ajudar na economia a recomendação é prestar atenção na borracha da porta. "Se não fechar corretamente, desperdiça energia e ainda pode prejudicar o armazenamento dos alimentos", avisa o professor.

Para chegar a uma economia de 40% na conta de luz, os consumidores podem adotar outras medidas. Uma delas, por exemplo, é acumular a roupa lavada para passar e não ligar o ferro em várias etapas.

"Apagar as lâmpadas dos ambientes não utilizados e vigiar os hábitos das crianças e de parentes que esquecem as luzes acesas também ajuda bastante", acrescenta o professor Gilberto Braga.

Fechando a conta para economizar uma grana de energia elétrica vem uma das dicas mais populares e muitas pessoas nem se ligam: tirar os aparelhos eletrônicos da tomada. Isso porque, em média, 10% da energia consumida em casa é gasta por aparelhos ficam no chamado stand by.

"Em média temos numa residência 15 equipamentos que utilizam essa tecnologia. Um decodificador de TV a cabo só é usado cerca de cinco horas por dia. Retirá-lo da tomada nas outras 19 horas, por exemplo, gera uma boa economia de energia", informou a Light.

O professor complementa: "Muitos deixam o computador ligado em espera o dia todo, impressora ligada, aparelho de ar-condicionado ligado. TV a cabo ligada 24 horas e etc, mesmo aparelhos sem uso que são mantidos na função stand by acabam consumindo energia. O melhor é tirá-los da tomada se não for usar".

Priorizar a troca de aparelhos eletrodomésticos, como geladeira, máquina de lavar, por exemplo, por aqueles que tenham selo Procel de eficiência energética também é uma recomendação de especialistas a ser seguida. Essa certificação é uma espécie de etiqueta que identifica os aparelhos que são mais econômicos.


COMO ECONOMIZAR NO TRANSPORTE

Uma despesa essencial que consome grande parte do orçamento é o gasto com transporte. Para ajudar a ver um dinheirinho sobrando na conta no fim do mês, O DIA selecionou 6 dicas para quem quer economizar.


Deixe o carro em casa

Parece clichê, mas, de fato, quem deixa o carro em casa e vai trabalhar de transporte público consegue diminuir as despesas com transporte consideravelmente. Além do próprio combustível, os gastos com manutenção dos veículos, multas e estacionamento também caem.


Vá de bicicleta

Além do metrô, trem e ônibus, há muita gente deixando o carro em casa pra ir ao trabalho de bicicleta ou a pé. Muitas cidades já possuem ciclovias, bicicletários, serviço de aluguel de bike e até lugares em que é possível tomar banho. Além da economia no bolso, você pode incluir uma atividade física na rotina, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar.

Encha o tanque

A diferença de preço nas bombas varia muito de posto para posto e bairro para bairro. A dica é sempre que for abastecer, encher o tanque pra evitar ter de abastecer em vários lugares e se sujeitar a qualquer preço. É recomendado identificar um ou mais postos que costumam cobrar menos e se programar pra abastecer sempre neles.


Procure caronas

Uma boa dica é revezar o carro com colegas que moram próximos. É fácil fazer um esquema de caronas pra levar as crianças na escola, por exemplo. Pergunte no colégio se há mais pais de bairros próximos ao seu na mesma classe do seu filho. A mesma lógica pode ser aplicada para ir trabalhar ou viagens curtas de fins de semana. 


Faça as contas e veja se vale usar etanol

Se tem carro flex faça as contas e veja se não é mais vantajoso abastecer com etanol e não gasolina. Já há aplicativos que fazem essa conta pra você, como o Álcool ou Gasolina, Chefia?, disponível pra iOS e Android. A conta que ele faz é simples: divide o preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for maior do que 0,70, vale a pena colocar gasolina. Se for menor, é melhor colocar álcool. Por exemplo, se o litro de gasolina custar R$ 3,70 e o de álcool R$ 2,50, a conta resulta em 0,675, ou seja, está valendo ainda a pena abastecer com etanol.


Fique de olho na bomba e na corrida

Fraudes acontecem e você precisa se precaver. Quando tiver abastecendo, certifique-se que foi colocado exatamente o valor ou volume que você pediu. Além disso, para ter certeza que a bomba de combustível não esteja fraudada, faça as contas do consumo do veículo. Marque quantos litros entraram e quantos km foram percorridos em um mesmo local (estrada ou cidade). Se o rendimento de km por litro (km/l) do seu veículo cair significativamente de um posto para o outro, desconfie. Procure abastecer sempre no posto com o qual seu carro tem o maior rendimento.