Clippings

Agência Brasil - Marcelo Camargo (12/12/2018)

Aposentadoria não encerra carreira de ao menos 20% dos idosos no Brasil, revela pesquisa

Um levantamento revela que dois em cada 10 idosos brasileiros continuam trabalhando, mesmo depois de aposentados

Um levantamento revela que dois em cada 10 idosos brasileiros continuam trabalhando, mesmo depois de aposentados. Segundo a pesquisa, feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 47% afirmam que seguem na ativa porque a renda não é suficiente.

Já 48% disseram que querem se sentir produtivos e 46% buscam manter a mente ocupada.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ressaltou que a aposentadoria precisa ser planejada e os preparativos começam cedo: “é muito importante que as pessoas comecem a pensar na aposentadoria a partir do momento que entrar no mercado de trabalho”.

Marcela Kawauti acrescentou que os idosos ainda enfrentam o preconceito e têm mais dificuldades para continuar no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa do SPC, 43% dos entrevistados reconhecem que tiveram dificuldades para conseguir uma vaga, principalmente por causa da idade avançada.

Quando questionados sobre até quando pretendem trabalhar, 61% não souberam definir ao certo, e para os que sinalizaram uma perspectiva, a média foi de 74 anos.

O professor de Finanças do Ibmec-Rio, Gilberto Braga, ressaltou que a aposentadoria, no Brasil, deixou de ser um período apenas de descanso: “acaba que os valores são insuficientes para ou manter padrão que tinha no período ativo ou porque o valor não é suficiente para manutenção de despesas correntes”.

Braga destacou ainda que as distorções entre o valor das contribuições e os pagamentos das aposentadorias precisam ser corrigidos pela reforma da Previdência.

Ainda de acordo com a pesquisa do SPC Brasil, nove em cada dez idosos contribuem financeiramente com o orçamento.