Clippings

Lux Inn - (05/12/2018)

Dicas de como poupar para comprar o primeiro imóvel

Comprar uma casa própria é um dos seus sonhos? Para conseguir conquistá-lo, é preciso fazer desta vontade de querer ter um imóvel um objetivo de vida

Comprar uma casa própria é um dos seus sonhos? Para conseguir conquistá-lo, é preciso fazer desta vontade de querer ter um imóvel um objetivo de vida. É necessário ter organização e controlo, estabelecer metas financeiras, fazer cálculos de quanto poupar em cada mês, modificar hábitos de consumo, etc.

De acordo com o economista Gilberto Braga, quando uma pessoa coloca a compra do imóvel como um objetivo a ser conquistado, esta tende a ser mais cautelosa com os gastos e, assim, fica mais fácil não cair nas tentações das compras por impulso. “Algo como entrar num centro comercial e não comprar um artigo lindo que está em promoção, com um preço super barato, porque você sabe que isso vai dificultar a sua meta de poupança mensal para a compra da casa própria”, explica.

Segundo Gilberto Braga, o ideal para quem vai financiar o imóvel é conseguir reunir uma poupança com valor suficiente para dar entrada no apartamento e fazer a mudança. Na maior parte das vezes, algo em torno de 25 a 30% dá uma boa margem de negócio para o comprador estrangeiro. Para os portugueses é possível dar uma entrada de 10 a 20% do valor do imóvel e financiar o restante.O difícil é justamente viabilizar esta "entrada", juntar o dinheiro, não ter dívidas e cumprir toda a burocracia, o que consome tempo. “Não existe uma melhor hora, existe a hora em que o comprador reúne as condições financeiras adequadas”, acrescenta Gilberto Braga.


Quais são os erros mais comuns?

Um dos erros mais frequentes é a compra por impulso e sem reflexão. É preciso estudar as condições financeiras, a localização do imóvel, onde nasce o sol e os sistemas de transportes na região, além de pensar em como será a sua vida e da sua família naquele sítio.

“Deve-se levar em consideração, por exemplo, a distância para a escola dos filhos e a logística de ir e vir. Outro erro comum é ficar à espera de aparecer o imóvel ideal que se encaixe na situação financeira. Muitas vezes, o melhor é comprar um imóvel pequeno e mais tarde vendê-lo para comprar um maior. Isto porque quando há valorização imobiliária no mercado, se seu dinheiro estiver aplicado em imóvel, você não perde poder aquisitivo. Se o dinheiro estiver numa renda fixa no banco, a diferença financeira tende a ser maior”, conclui o economista.